Corretora de valores: saiba como escolher a melhor pra você.

Caro Leitor,

Entender como uma corretora de valores funciona é um passo fundamental antes de investir seu dinheiro. Somente assim você se protege contra eventuais surpresas que podem comprometer sua estabilidade econômica. Apesar de tamanha relevância, muitas pessoas desconsideram essa etapa inicial, e acabam abrindo uma conta em qualquer corretora de valores.

Na maioria dos casos, investir na primeira instituição financeira que aparece não é uma boa ideia, visto que ela pode não ser adequada ao seu perfil. Para simplificar tal processo, reunimos alguns dos principais pontos a serem avaliados na hora de escolher uma corretora de valores. Mas antes, entenda a finalidade dessas instituições.

O que é e como funciona uma corretora de valores

As corretoras de valores proporcionam um serviço essencial para quem pretende investir seu dinheiro no mercado financeiro, antigamente as corretoras contavam apenas com a intermediação de investimentos em ações, porém atualmente as corretoras de valores disponibilizam para seus clientes diversos produtos financeiros que abrangem todos os tipos de perfis de investidores, desde os mais conservadores que atuam prioritariamente com produtos de renda fixa tais como CDBs, LCis, LCAs e Letras de cambio, passando por moderados que podem atuar com fundos multimercados, até o arrojado que costumam investir parte de seus investimentos no mercado de renda variável como por exemplo o mercado de ações.

Para efetuar essas tarefas, as corretoras de valores precisam obter uma autorização do Banco Central, além de serem supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão cuja finalidade é normatizar, fiscalizar, desenvolver e disciplinar o mercado financeiro relacionado a valores mobiliários.

A espécie de investimento mais favorável será debatida com o cliente e levará em consideração o seu perfil, o qual pode ser conservador, moderado ou agressivo. Agora que explicamos o andamento de uma corretora de valores, compreenda as semelhanças e diferenças mais relevantes.

Entenda completamente como escolher uma corretora nessa vídeo aula

Preços e taxas das corretoras de valores

No momento, há mais de 80 corretoras de valores inscritas na BM&F Bovespa, e cada uma delas proporciona serviços variados para os seus contratantes. Entre as taxas que merecem a sua atenção, podemos citar as seguintes:

Taxa de corretagem

De acordo com a corretora de valores em questão, as taxas de correções mudam segundo o mercado em que o investimento é efetuado. As possibilidades são: à vista, opções, fracionário e mercado futuro. Informe-se com o administrador sobre a alternativa mais apropriada para o seu investimento.

Analise com calma a espécie de ativo que você pretende negociar, bem como a regularidade das transações. A partir desses dados é possível traçar o seu perfil como investidor e selecionar a corretora de valores que trará os maiores benefícios. Lembre-se de que podem existir distinções entre as taxas de operações tradicionais, isto é, compra e venda em diferentes dias, além das chamadas day-trades, onde a atividade acontece no mesmo dia.

Taxa para saque

Existem corretoras de valores que aplicam taxas quando o contratante retira dinheiro da conta, porém atualmente as principais corretoras do mercado isentam seus clientes desse custo para retirada dos recursos. Então, vale a pena questionar a empresa no que se refere a essas condições.

Taxa para Tesouro Direto

Trata-se de uma cobrança administrativa que incide sobre o valor integral investido em títulos públicos, o que costuma variar de 0% a 2% ao ano.

Tendo em vista que a taxa é relativa ao valor investido, ela interfere de forma direta na rentabilidade do seu dinheiro. Se você é um cliente mais conservador e que pretende ter unicamente ativos em Tesouro Direto, busque as instituições que não prevejam essa cobrança.

Apesar de destacarmos os custos operacionais das corretoras de valores, eles não devem ser os únicos fatores observados. Aspectos como segurança, tecnologia e porte da instituição também são imprescindíveis, como explicaremos abaixo.

Tecnologia e ferramentas

Antigamente, havia uma discrepância grande de tecnologia entre uma corretora de valores e outra. À medida que os recursos se tornaram mais acessíveis, esses serviços ficaram mais parelhos. Todavia, vamos ressaltar certas comodidades que você pode pesquisar em uma corretora de valores.

Sistema Mobile

A maioria das corretoras de valores hoje apresenta aplicativos desenvolvidos, especialmente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Sendo assim, confirme previamente se a ferramenta é gratuita ou se o download implica algum custo à parte.

Home Brokers

Corretora de valores

Analise qual é a sua demanda de atendimento quando for selecionar uma entidade financeira. Isso é importante porque algumas empresas trabalham com envios de ordens básicos, enquanto outras têm plataformas completas.

Por exemplo, determinadas corretoras de valores contam com gráficos detalhados, chat com analistas da bolsa, indicadores e cobertura ao vivo dos trades. A agilidade com as quais as compras e vendas são executadas pode depender dessas tecnologias.

Aqui, reflita se as transações ocorrerão majoritariamente por internet ou telefone. A quantia investida e a regularidade dos investimentos também são essenciais para decidir qual corretora de valores é a ideal para você.

Quem já possui algum conhecimento do setor financeiro é capaz de resolver os seus investimentos facilmente, isso através de um método de autoatendimento concedido por parte das corretoras de valores. Já o cliente que precisa de auxílio para se sentir seguro, devem contar com um assessor de investimentos. Tudo depende da sua experiência no ramo e disponibilidade de tempo para lidar com os ativos.

Segurança da corretora de valores

Por se ocupar do seu dinheiro, a segurança da corretora de valores é algo que necessita ser estudado com cautela. É interessante reforçar que os recursos enviados para a corretora permanecem nominais e pertencem ao cliente. A propriedade dos títulos é sempre do investidor, ainda que a custódia por vezes seja de uma instituição diferente.
Caso a corretora de valores venha a falir ou quebrar, é possível que surjam alguns inconvenientes. Por conseguinte, sugerimos que você dê preferência à instituições sólidas e de grande porte.

Corretora de valores para o seu perfil

Antes de tomar uma decisão definitiva sobre a melhor corretora de valores é primordial estar ciente sobre as espécies de investimento que você deseja fazer.

Perfil conservador
Se o seu perfil é conservador, a meta é fazer o dinheiro render com o mínimo de risco. Tendo em vista que a carteira de investimento não alcança rentabilidade superior a 3% ou 4% no ano de ganho real ou seja acima da inflação, os resultados são prioritariamente de longo prazo. Nesse grupo estão as pessoas que que não investem mais de 10% de todo o seu capital em renda variável. A corretora de valores deve orientar ainda para que os investimentos de renda fixa sejam de baixo risco de crédito priorizando aplicações em títulos privados com a cobertura do fundo garantidor de crédito FGC que tem como objetivo proteger o investir de uma eventual insolvência de uma instituição financeira pela qual o investidor aplicou seu dinheiro, essa cobertura se limita a R$ 250 mil por CPF e por conglomerado financeiro.

Perfil moderado
Essa categoria engloba aqueles dispostos a arriscarem um pouco mais em relação ao investidor conservador. Em decorrência do perfil, uma corretora de valores atreves de seus assessores auxiliar o investidor para que ele possa diversificar seus investimento com intuito de  maximizar os seus rendimentos a partir de uma boa relação de risco e retorno. A medida mais eficaz é a repartição entre produtos financeiros de renda fixa e renda variável e nesse caso para o investidor com perfil moderado o ideal é manter 80% da carteira em produtos de renda fixa e no máximo 20% em renda variável, lembrando que esses ajustes podem ocorrer a medida em que o investidor tenha necessidade.

Perfil arrojado
Quem tem perfil arrojado ou agressivo quer retorno rápido dos seus investimentos, e assume mais riscos. No geral, é um indivíduo que compreende melhor as oscilações características do mercado. Uma boa corretora de valores para esse cliente prioriza produtos financeiros de renda variável. Isso não significa que a corretora de valores estimulará o investidor a seus investimentos de forma demasiada. Um percentual do dinheiro deve sempre permanecer em aplicações mais conservadoras como por exemplo renda fixa com baixo risco de crédito. Um dos benefícios das corretoras de valores em comparação a outras instituições financeiras é justamente a gama de produtos ofertados aos investidores, as corretoras atualmente são vistas como uma plataforma aberta de investimentos onde o investidor tem liberdade para investir e desse modo não fica preso unicamente a um determinado emissor.

Porte da corretora de valores

De modo geral, a recomendação é que o investidor opte por corretoras de valores tenham o maior volume de ativos sob intermediação e que contam com bom tempo de atuação mercado e muitos clientes. Uma dica é utilizar o site do banco data onde você terá acesso a informações preciosas de como está a saúde financeira daquela instiutuição priorize corretora de valores que apresentem balanços com lucros consistentes. Nesse contexto, há menor probabilidade de imprevistos e outras dificuldades. Contudo, certifique-se de que você receberá atenção total de um assessor de investimentos quando requisitar ajuda. Se sentir que o seu caso não está sendo acompanhado como gostaria, talvez seja um sinal para procurar outra corretora de valores. O último passo então é informar-se sobre segurança, tecnologia e ferramentas de algumas das corretoras de valores mais tradicionais do Brasil, entre as quais podemos citar: XP Investimentos, Título Corretora de Valores SA, Concordia, Directa Invest, Spinelli  e Easynvest.

Conclusão

Com esse artigo, sugerimos que você comece a investir seu dinheiro somente depois de ter pesado os prós e contras das várias corretoras de valores disponíveis no mercado.

 

Leave a Reply